Análise: Armored Core VI: Fires of Rubicon é um convite a novos jogadores

Faça parte do nosso grupo de promoções no WhatsApp e não perca as melhores promoções de jogos, consoles e acessórios. Clique no link abaixo:

GRUPO NO WHATSAPP

Mesmo sendo a franquia mais longeva da FromSoftware, certamente não podemos dizer que é a mais popular. Talvez por isso, quando o jogo foi anunciado, uma enxurrada de perguntas recaiu sobre a cabeça de todos que se interessavam pelo jogo. Do que se trata Armored Core VI? Seria um “Dark Souls” de robôs? A FromSoftware teria ido longe demais?

Mas o que já podemos afirmar aqui é que Armored Core VI se trata de um jogo com uma alma própria, e não uma mera repetição de uma fórmula que fez e ainda faz sucesso.

História:

O jogo se passa em um planeta completamente desértico chamado Rubicon, em um futuro distante onde os humanos descobriram uma fonte importantíssima de um recurso energético chamado de Coral. Essa substância proporcionou avanços significativos para a humanidade, tanto tecnológicos quanto em qualidade de vida, até que um acidente conhecido como “Chamas de Ibis” acabou com todas as fontes de Coral próximas ao planeta.

Sem entender muito bem como isso seria possível, 50 anos depois, alguns depósitos de Coral começaram a reaparecer na superfície do planeta, e essa substância, de tão importante, passou a ser foco de disputa entre diversas corporações que lutam pelo domínio do planeta.

Você assume o papel de um mercenário chamado de 621, que presta serviços para essas diversas corporações. No início, seu único objetivo é conseguir trabalhos que paguem bem.

Diferentemente de outros jogos da FromSoftware, a história aqui é contada de forma simples, através de diálogos que seu personagem tem com seu treinador chamado Walter.

O jogo trabalha com sistemas de missões curtas com objetivos simples, o que proporciona um sentimento de progressão muito bom no game.

Em alguns momentos, você precisará fazer escolhas que são feitas através do próprio menu de seleção de missão. Essas escolhas interferem no final do jogo. Ao todo, Armored Core VI conta com 3 finais, sendo um deles disponível apenas para o New Game ++.

Gameplay:

Aqui é onde Armored Core VI brilha intensamente; sua jogabilidade é totalmente viciante e customizável. Você vai montando seu mecha de acordo com os objetivos de sua missão. Em alguns momentos, você precisará de um mecha mais pesado e com mais poder de fogo. Em outros, um mecha mais rápido e ágil será necessário para navegar pelos cenários do mapa.

O fato é que essa liberdade de escolha e personalização é uma das melhores características do jogo. É uma liberdade absurda de como jogar e do que fazer. A comparação com a série Souls é inevitável, mas, para mim, o gameplay de Armored Core é muito mais amigável para os novos jogadores da franquia.

Aliás, esse parece ter sido um ponto importante de reflexão para a FromSoftware. Armored Core VI, mesmo com o sucesso recente da FromSoftware, gerou muito mais hype do que os outros jogos da franquia. Portanto, era necessário estabelecer uma jogabilidade convidativa que não perdesse suas origens, e isso foi feito de forma maravilhosa.

Chefes:

Os chefes de Armored Core VI têm mais importância do que os da série Souls, principalmente porque o jogo não apresenta muita dificuldade até que você chegue à arena do chefe, e é aí que a coisa fica séria. Cada chefe aqui é muito bem apresentado, variando de máquinas gigantescamente colossais até mechas ágeis, que são difíceis de serem localizados na arena. Uma coisa com a qual podemos concordar é que, independentemente do tamanho, o nível de dificuldade é absurdo.

É aqui que você testará as dezenas de combinações possíveis em sua build. Acredite, você ficará preso em algum chefe, e talvez seja nesse ponto onde o jogo realmente lembra algo da franquia Souls. O modelo aqui é o já conhecido: morrer, aprender, melhorar e conquistar.

Uma diferença importante é que sua build faz uma diferença absurda. Se estiver demorando muito para derrotar um chefe, não hesite em voltar ao menu e mudar completamente sua build para uma que você acredite que se sairá melhor.

Alguns dos chefes apresentados em Armored Core VI serão lembrados por muito tempo por todos os jogadores.

Modo Arena:

Além do modo de história, o jogo conta com outros modos que ampliam sua experiência e fortalecem seu mecha. Um desses modos é a Arena, onde você enfrenta outros mechas, cada um com sua própria história de fundo super interessante.

Como é apenas uma luta contra um mecha, as lutas na Arena são rápidas e implacáveis, durando de 1 a 3 minutos no máximo, e oferecem recompensas que deixarão seu mecha mais forte.

Gráficos e Desempenho:

Graficamente, Armored Core VI não impressiona nem decepciona. Talvez devido à história e ao enredo, a empresa tenha optado por gráficos e uma arte mais sóbrios, com cores predominantemente cinza e uma estética menos exuberante em seus cenários. Seu mecha é detalhado, com cada peça muito bem feita e detalhada, assim como todas as armas. Até mesmo as marcas de combate são perceptíveis ao longo da jogabilidade. Os biomas de Rubicon também não são muito convidativos, com a maioria das missões ocorrendo em cenários cinzentos de destruição, com algumas exceções, como as partes desérticas.

Quanto ao desempenho, Armored Core VI é soberano. Jogamos a versão de Playstation 5 no modo desempenho, e o jogo roda a sólidos 60 fps, com quedas de frame raras ao longo das missões. Isso é realmente surpreendente, dada a quantidade de coisas que acontecem simultaneamente na tela. Durante toda a nossa campanha, que durou cerca de 25 horas, não encontramos nenhum bug na tela. Em um mundo repleto de patches de melhoria e lançamentos extremamente conturbados, mais uma vez a FromSoftware se destaca nesse sentido.

Conclusão:

A FromSoftware conseguiu entregar um ótimo jogo que apresenta novidades, mas não deixa de beber um pouco da fórmula que levou o estúdio ao patamar em que se encontra hoje. O jogo é um convite e promete agradar novos jogadores e antigos fãs do estúdio. Armored Core VI é um dos melhores jogos de ação que já pude experimentar.

Sua jogabilidade e as batalhas contra os chefes são daquelas que vão marcar para sempre.

Com uma mecânica que, no início, pode parecer muito difícil, mas que depois se torna extremamente recompensadora, Armored Core VI é simples e extremamente viciante.

A chave para review de Armored Core VI: Fires of Rubicon foi enviada pela Bandai Namco do Brasil ao qual agradecemos pelo envio.

Nota Promotec Games: 90

Pontos Positivos

  • Ótimo Gameplay
  • Boa história
  • Diversos tipos de build

Pontos Negativos

  • Mapa pouco explorado
  • Campanha curta

Allan Oliveira

Apaixonado pela cultura geek, principalmente joguinhos. Administrador, marketeiro e muito fã de The Witcher 3, Bloodborne e Zelda BOTW.

Promotec Games
Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha